segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sobre a Obra ' O Farol '

"O Farol", pintado em 1915, é um óleo sobre tela, de 46,5 x 61cm, pertencente à Coleção Chateaubriand Bandeira de Mello localizada no Rio de Janeiro- RJ. Foi produzida numa fase em que Anita passava os dias pintando ao ar livre e ao anoitecer ouvia as aulas inspiradas de Homer Boss. Naquele ambiente de liberdade e inspiração a artista explorou as influências expressionistas adquiridas durante seu aprendizado anterior na Alemanha, também expressas em obras como "A Ventania"; "A Onda" e "O Barco" nas quais a paisagem local é representada como uma força selvagem, agressiva e dinâmica, e o uso da deformação expressa certa inquietação do olhar humano diante da Natureza.
Em "O Farol" a paisagem está mais harmonizada com a presença humana, através das edificações que compõem o cenário. Em "O Farol" o uso da deformação é sensivelmente menor, em contrapartida Anita utiliza exemplarmente a principal característica do seu expressionismo: as cores abundantes e vivas, a chamada “Festa da Cor”, seu principal instrumento.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sobre a obra ' A Boba '

Feita durante sua estada nos Estados Unidos, A Boba é um dos pontos mais altos da pintura de Anita. É fruto de uma fase em que a sua pintura expressionista absorve elementos cubo-futuristas. A Boba faz parte de um momento de "busca ativa", a tela é construída com a cor, numa orquestração de laranjas, amarelos, azuis e verdes, realçando as zonas cromáticas delineadas pelas linhas negras, na maioria diagonais - ordenação cubista. No primeiro plano, uma angulosa e assimétrica figura recebe aplicação irregular da cor. Na fisionomia, a expressão anormal e vaga é ressaltada por traços negros, segundo a estética expressionista do irracional e desarmônico. O fundo, elaborado com rápidas pinceladas, serve de contraponto. 

As Principais Obras de Anita Malfatti

- A Boba

- As Margaridas de Mario



- A Estudante Russa


- O Homem das Sete Cores


- Nu Cubista


- O Homem Amarelo


- A Chinesa


Anita Malfatti

Anita Malfatti foi uma importante e famosa artista plástica (pintora e desenhista) brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964.
Vida e obra
Anita Malfatti era filha de Bety Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos (estudou na Independent School of Art em Nova Iorque). Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em contato com oexpressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista.
Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposição artística muito polêmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras.
Em 1922, junto com seu amigo Mario de Andrade, participou da Semana de Arte Moderna. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, integrado por Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia.
Entre os anos de 1923 e 1928 foi morar em Paris. Retornou à São Paulo em 1928 e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie até o ano de 1933. Em 1942, tornou-se presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Entre 1933 e 1953, passou a lecionar desenho nas dependências de sua casa.